Confluências Tecnológicas AI e IoT

Confluências Tecnológicas AI e IoT

A inteligência artificial é uma coleção de equações matemáticas, mas não se preocupem com isso – nos dias de hoje, todas essas equações estão disponíveis, são transparentes, a maioria delas foi inventada antes do fim do século XIX, e você pode comprá-las, não é uma das coisas que são impossíveis de encontrar.

Não irei aqui entrar a fundo no conceito, mas sim procurar exemplificar contextualizando algumas aplicações reais e o que está sendo feito.

A inteligência artificial que você vai ver por aí sendo citada apenas como IA (ou AI, de artificial intelligence) é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana. A IA basicamente pode ser entendida como a capacidade de um programa de computador ou uma máquina pensar e aprender. É também um campo de estudo que tenta tornar os computadores “inteligentes”. Eles trabalham sozinhos sem serem codificados com comandos. John McCarthy surgiu com o nome de “inteligência artificial” em 1955.

IA é a capacidade de uma máquina ou software desenvolverem raciocínio parecido com o de seres humanos, incluindo a capacidade de estabelecer padrões, experimentar, perceber e tomar decisões de forma inteligente. Carros autônomos, computação cognitiva, chatbots e muitos outros são exemplos de aplicação real desta tecnologia.

Você já comprou um eletrodoméstico, certo? Agora podemos comprar as ferramentas sob a inteligência artificial, se você não a conhece, aprenda sobre ela. Portanto, não é uma ciência misteriosa, ela está disponível e é por isso que temos mais de 3 mil novas startups todo ano. Elas estão na Índia, elas estão em Israel, elas estão no Vale do Silício, elas estão em Austin, elas estão Seattle, elas estão na Rússia, elas estão na China, algumas interessantes também estão aqui no Brasil. Essas são as ferramentas da matemática inventadas – acreditem se quiserem – nos séculos XVIII e XIX. Estão disponíveis, você só precisa conhecê-las para comprá-las.

Imagine só, um assistente virtual dentro da sua casa que sabe tudo sobre a sua rotina? A IA veio para mudar a forma com que as empresas fazem marketing. Os dados coletados sobre os clientes serão diversos e as soluções propostas pelas empresas poderão ser mais criativas e personalizadas. Além disso, a IA tem a tecnologia de aprendizagem de máquina ou machine learning. Essa tecnologia não requer análise humana e pode fazer conclusões com base em informações coletadas por meio de seus algoritmos. Ela pode ajudar a automatizar e otimizar os processos de marketing. A tecnologia está sendo muito aplicada nos chatbots, robôs que conversam com as pessoas via chat e facilitam muito a comunicação e a segmentação de conteúdos para os clientes. Porém, algumas organizações estão investindo além de simples alternativas de inteligência artificial. Você achou mesmo que os filmes futurísticos estavam de brincadeira quando se falavam de alta tecnologia? Dispositivos de voz como a Alexa da Amazon e o Google Home são alto-falantes que se ativam por voz, podem ter suas funções customizadas e usam a tecnologia de machine learning para aprender com o seu usuário.

Combinando IoT e AI

Um outro bom exemplo das confluências das tecnologias quando se juntam, a IoT e AI aplicada na aviação nos mostra o potencial inovador. A Bombardier (2018) exibiu seu novo jato C-Series, que impulsionou o motor Geared Turbo Fan (GTF) da Pratt & Whitney e seus 5.000 sensores de IoT, produzindo até 10 Gigabit de dados por segundo. Por que um motor a jato precisaria de tantos sensores, uma vez que muitos motores modernos têm menos de 250 sensores. Bem, é porque o mecanismo da Pratt & Whitney oferece recursos de inteligência artificial para prever futuras demandas do motor e ajustar o mecanismo de acordo. Os motores GTF consomem até 15% menos combustível do que os motores a jato médios e também reduzem as emissões e o ruído. No entanto, em um setor que ainda luta contra a integração entre sistemas legados, os diretores de informações enfrentam desafios para acertar a arquitetura subjacente e lidar com questões de segurança.

E você já começou a repensar seu modelo de negócio com IoT e AI? Nós na 3G SOFT temos a solução para ajudá-lo nesse jornada. Entre em contato – 3G SOFT.


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *