Gestão de Frota com IoT

Gestão de Frota com IoT

Os dispositivos LoRa e a tecnologia RF sem fio estão tornando mais fácil e econômica a cadeia de fornecimento inteligente e logística para rastrear ativos valiosos, incluindo frotas de veículos em um canteiro de obras. Com o rastreamento IoT para as frotas, as empresas podem reduzir os custos mantendo as frotas em campo por mais tempo, com melhor visibilidade para problemas de manutenção e monitoramento rigoroso da localização em tempo real.

A tecnologia LoRa oferece aos gestores uma janela acessível para todas as informações necessárias dos ativos no trabalho. A Plataforma 3G CLOUD baseada em nuvem garante alta produtividade para um gerenciamento mais fácil de frotas e equipamentos, rastreamento do histórico de manutenção e localização em tempo real. Os dispositivos, sensores e gateways baseados em LoRa são uma maneira acessível de capturar, rastrear e gerenciar todas as informações geradas por múltiplos ativos móveis em movimento.

COMO LoRa PODE AJUDAR A MONITORAR A GESTÃO DA FROTA

A tecnologia LoRa da 3G IoT permite conectividade em tempo real, monitoramento, redução de custos e análises.

  1. Um gerente de frota decide rastrear todos os ativos em uso em tempo real, em um grande local da fábrica/obra.
  2. Os gateways baseados em LoRa são instalados no local, normalmente dentro de um intervalo de 8 a 14 km em áreas abertas. Os gateways coletam informações dos sensores e podem ser fornecidos por um provedor de rede LoRaWAN público ou privado.
  3. Os ativos da frota e os componentes individuais do processo de montagem/obra podem ser rastreados, garantindo que eles sejam preparados adequadamente e em tempo hábil.
  4. O software baseado em nuvem é configurado para coletar todos os dados de ativos e rastreá-los permanentemente. Essas informações são armazenadas em longo prazo
    e gerenciadas por um provedor de software baseado em nuvem e acessadas via web, dispositivos móveis, desktop e tablets.
  5. Com o tempo, os dados podem ser analisados para rastrear os ativos mais utilizados e reduzir os custos operacionais, melhorando o gerenciamento da frota.

BENEFÍCIOS

• Dispositivos de rastreamento colocados nos ativos da empresa, como tratores, carrinhos, guindastes, empilhadeiras e outros ativos essenciais em movimento permitem localização e compartilhamento de status com um gestor central.

• Ao monitorar a temperatura do motor, velocidade, pressão do óleo ou status de carga da bateria, informações essenciais podem ser coletadas e rastreadas ao longo do tempo na nuvem, removendo a TI no local do dever de gerenciamento contínuo de plataformas de rastreamento e software de desktop.

• Os funcionários podem encontrar imediatamente o que estão procurando usando um smartphone ou outros dispositivos móveis.

• Além disso, o acompanhamento de manutenção a longo prazo dos ativos permite melhores decisões de compra quando chega a hora de reparar ou substituir.

• Os gerentes podem usar os dados para tomar decisões mais bem informadas sobre os ativos da empresa.

APLICAÇÕES

Fabricantes e empresas locadoras e proprietárias de equipamentos de construção, guindastes e linha de produção podem acompanhar os estágios dos componentes para montagem final para completar pedido do cliente do equipamento ou obra.


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *