Indústria 4.0

Indústria 4.0

Muitas instalações aproveitam a manutenção preventiva para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos através de inspeções de rotina e fazer suposições sobre o status do equipamento com base na idade do equipamento e com que freqüência ele é usado. No entanto, a manutenção pode levar a reparos desnecessários ou a erros de status perdidos. Isso pode resultar em despesas desnecessárias ou atrasos no serviço.

Ao implementar uma solução de manutenção preditiva composta de sensores e gateways incorporados com a tecnologia LoRa e uma rede de área ampla inteligente de baixa potência baseada no protocolo LoRaWAN, informações sobre temperatura do equipamento, potência e som podem ser reunidos. Um exemplo disso é o monitoramento de motores de ventilação que operam quase 24 horas por dia.

Diferentes harmônicos mecânicos à medida que envelhecem são bem identificados, e usando um sensor e modem baseado em LoRa, a saúde do motor e sua posição no ciclo de vida pode ser comunicada para alertar a necessidade de substituição do motor. Esta informação pode então ser enviada para gerentes de manutenção que podem determinar quando um problema parece se desenvolver e programar a manutenção na hora mais conveniente, enquanto economiza significativamente em custos de manutenção.

COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE MANUTENÇÃO PREDITIVA

A plataforma 3GSOFT permite conectividade, análise em tempo real, relatórios e funções adicionais como geolocalização.

1. Dados de status do equipamento coletados por um sensor incorporado com Tecnologia LoRa.

2. Os dados do sensor são periodicamente enviados para o gateway baseado em LoRa.
3. Gateway envia informações para o servidor de nuvem onde os dados são analisados por um servidor de aplicativos.

4. O servidor de aplicativos envia alertas para o gerente
da instalação por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou WEB desktop.

BENEFÍCIOS

  • Identificar possíveis problemas no equipamento antes que eles ocorram, monitoramento de temperatura, potência, som e outros elementos usando sensores incorporados com tecnologia LoRa.
  • Reduzir o tempo de inatividade e os custos de manutenção.
  • Medir produtividade e ciclos operacionais.
  • Fácil integração com IHMs de terceiros.
  • Fácil de configurar e operação de baixa potência garante que as baterias do sensor podem durar até 20 anos.
  • Fornece ligação de comunicação de RF confiável entre a detecção infraestrutura e rede baseada em LoRaWAN.

APLICAÇÕES

 

Sensores colocados no equipamento em toda a instalação podem monitorar função de equipamentos para alertar os gerentes de instalações de status para que eles possam identificar problemas antes que ocorram e reduzir o tempo de inatividade e custos de manutenção, bem como coletar informações de produtividade de cada equipamento, gerando dados que podem servir de insights para melhoria continua e relatórios analíticos da produção.


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *