Localização de Ativos com IoT

Localização de Ativos com IoT

Os dispositivos LoRa e a tecnologia de RF sem fio estão tornando mais fácil e acessível para a cadeia de fornecimento de logística rastrear ativos altamente valorizados que estão em trânsito. Ativos grandes e de alto valor, como contêineres cheios de carga, equipamentos de capital e veículos que os transportam, são vulneráveis a roubo quando estão em trânsito. Da mesma forma, os grandes veículos usados pela agricultura, construção, mineração e outras indústrias apresentam alvos tentadores para os possíveis ladrões quando deixados desacompanhados em locais remotos.

Felizmente, eles podem ser protegidos contra roubo e adulteração por um sistema de rastreamento habilitado para LoRa, permitindo assim que o fluxo de bens e serviços continue. A tecnologia LoRa, combinada com serviços baseados em nuvem, pode liberar o poder da IoT para permitir a rápida detecção, rastreamento e recuperação de ativos roubados.

COMO LoRa PODE AJUDAR A MONITORAR E LOCALIZAR ATIVOS

A tecnologia LoRa da 3G IoT permite conectividade, em tempo real, análise, relatórios, geolocalização e estimativa de rotas:

1. Contêineres de carga, veículos e outros ativos de alto valor são equipados com um módulo sensor inteligente e autossustentável que pode detectar aberturas inesperadas nas portas ou outros sinais de adulteração. O transreceptor LoRa incorporado do módulo do sensor se comunica com os gateways baseados no LoRa usando o protocolo LoRaWAN.

2. O transreceptor LoRa do módulo do sensor transmite periodicamente informações de status para todos os gateways baseados em LoRa dentro de sua faixa (normalmente 8-50 Km). Os gateways encaminham os pacotes e um carimbo de data e hora preciso (com base no horário de chegada) para um servidor de rede na nuvem.

3. O hub de controle também mantém um olho próximo no custo do servidor de rede e envia as informações de registro de data e hora para um solucionador local que usa um processo de triangulação para gerar uma correção de local para o ativo. Se em movimento, sua velocidade e direção também são calculadas.

4. Um servidor de aplicação baseado em nuvem verifica os dados de status do ativo para sinais de adulteração e compara sua localização, velocidade e direção com um banco de dados de locais, rotas e horários autorizados.

5. As coordenadas reais do ativo são comparadas com sua localização esperada ou rota de viagem e quaisquer desvios significativos são imediatamente sinalizados para análise posterior. Se o servidor de aplicação detectar um possível problema, ele poderá enviar automaticamente alertas em tempo real sobre adulteração ou movimentos não autorizados para equipes de segurança ou policiais. Esses alertas incluem a localização atual do ativo e a rota antecipada da viagem, permitindo sua rápida recuperação.

BENEFÍCIOS

  • A infraestrutura para uma solução de rastreamento de ativos baseada em LoRa consiste de um ou mais gateways sem fio distribuídos em um campus, cidade, estado ou outra área de interesse. O gateway pode ser implantado como um rede privada ou adicionado a uma rede de longa distância de baixa potência existente com infraestrutura (LPWAN), como aquelas usadas por operadoras de celular e operadores a cabo. Um gateway habilitado para LoRa pode se comunicar com qualquer ativo equipado com um rádio de baixa potência que suporta o protocolo LoRaWAN.
  • Quando incorporado em um módulo de sensor, ele permite monitoramento de condições como temperatura, choque, vibração ou adulteração. Também é possível determinar a localização e direção da viagem usando triangulação de rádio de um ativo equipado com LoRa.

APLICAÇÕES

Um sistema de alerta personalizado, orientado por dados, que detecta desvios de um ativo de sua rota programada.


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *