IoT como suporte para a TD

IoT como suporte para a TD

A IoT suporta a transformação digital e o desenvolvimento de novos modelos e ofertas de negócios. Com base nas redes celulares existentes, bilhões de dispositivos de IoT podem ser conectados, ajudando você a se manter relevante para seus clientes e a aumentar novas receitas enquanto ajuda seus clientes a obterem vantagens competitivas sem precedentes.

A IoT está sendo amplamente adotada, com o número de dispositivos conectados crescendo rapidamente, mas o cenário do mercado ainda permanece fragmentado, pelo menos no Brasil temos um cenário apontando que estamos apenas no começo. 

Não apenas para os novos modelos de negócios, a conectividade deve ser flexível e ágil, a fim de atender ao desempenho da rede necessária para uma ampla variedade de casos de uso, aplicativos e tipos de dispositivos de IoT em evolução. Nesse século precisamos criar produtos e serviços arquitetados pra velocidade e integração, juntos eles essenciais pra sobreviveremos nessa nova era.

A integração das mais diversas tecnologias à vida de todos é o maior pilar da transformação digital. E, dentro desse movimento, um dos grandes expoentes é a IoT, que tem como conceito a possibilidade de conectar objetos à internet. Dotados de sensores e software, eles coletam, processam informações e são dotados de machine learning.

Esses dados sozinhos podem não fazer sentido. Mas ao serem enviadas a poderosas Plataformas em nuvem que as organizam, analisam e tratam esses dados, isso permite inovar, quebrar paradigmas, novos insights. O resultado é o crescimento da eficiência de projetos corporativos e o aumento na qualidade de vida das pessoas.

Segundo dados do Gartner até 2020 teremos cerca 20,4 bilhões de gadgets conectados em todo mundo. Até 2021, de acordo com a IDC, US$1,4 trilhão será investido nesse setor. Já no Brasil, para a Frost & Sullivan, o mercado de IoT vai faturar US$ 3,29 bilhões também em 2021.

Se a pulseira FitBit monitora batimentos cardíacos, distância percorrida e quantidade de passos em uma corrida e a máscara NeuroOn mede movimento dos olhos, ondas cerebrais e tensão muscular ao dormir imagine o potencial que a IoT pode ter ao ser aplicada em outros setores, como fabricação, educação, cidades, logística e agronegócio.

Como a Internet das Coisas está mudando o nosso dia a dia?

O potencial da IoT é multimilionário como já vimos. Segundo outro um estudo realizado pela McKinsey a partir da análise de 150 casos, a IoT pode gerar um impacto de até $ 11.1 trilhões de dólares até 2025. Tudo isso se considerarmos o seu uso na busca por cidades mais inteligentes, a revolução industrial 4.0 e os novos sistemas de saúde.

A partir da análise dos casos, o estudo apontou que os benefícios abrangem diferentes setores da economia. Ao todo, os impactos atingem 11% de todo o PIB mundial nos próximos seis anos.

As aplicações B2B são as que podem agregar mais valor. A taxa atinge até 70%, o que não deve ser motivo para ignorar aplicações voltadas diretamente para o consumidor final, como rastreadores de atividade física e carros autônomos.

Nos países desenvolvidos, a IoT tem um grande potencial. Em alguns cenários, a aplicação das novas tecnologias podem gerar aumentos nos ganhos de até 50%.

Ao apontar o impacto que as aplicações da IoT terão para o consumidor final, o estudo da McKinsey afirma que a sociedade poderá agregar até 90% de valor na prestação de serviços. Esse é o caso, por exemplo, do monitoramento de doenças crônicas, uma área que pode ter um aumento de ganhos de até $ 1.1 trilhão de dólares por ano.

Justamente por esses fatores, as empresas devem estar prontas para investir na IoT com uma visão de médio e longo prazo. Os impactos atingirão o negócio de modo permanente e, portanto, saber como direcionar recursos e evitar riscos será fundamental. Assim, o empreendimento poderá aproveitar ao máximo a capacidade de cada solução gerar receitas.

Quais são as suas estratégias e o prazo para implementar a IoT como estrutura de transformação digital em seu negócio/empresa?


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *